quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Sobre a propaganda, a publicidade e o design gráfico

O termo propaganda refere-se exclusivamente à propaganda de cunho comercial. É uma comunicação de caráter persuasivo que visa defender os interesses econômicos de uma indústria ou empresa. Já a publicidade tem um significado mais amplo, pois, por ser uma área do marketing (que diz visar a satisfação das necessidades do cliente, mas acredito que sua principal função seja criar e satisfazer os desejos), se refere a qualquer tipo de comunicação tendenciosa. Assim, publicidade é um campo que envolve e contém a propaganda, e que age em função do marketing. Logo, a publicidade propaga uma cultura que rodeia e molda o consumidor em função de interesses políticos e econômicos. E, hoje, todas as atividades humanas se beneficiam como o uso da propaganda.
O design gráfico tem um papel semelhante ao da publicidade, pois o design também depende de um aprofundamento da concepção em si. É importante para o designer compreender a realidade do cliente e quais objetivos ele almeja obter com o projeto. Dependendo dos objetivos do cliente, ele também pode contratar uma diversa gama de profissionais para que a execução do projeto seja um espelho de sua concepção, assim como na publicidade. Porém, o design age diretamente com o consumidor, talvez por isso seu impacto na sociedade em geral não seja o mesmo que o da publicidade. Por não propagar uma cultura de forma imoderada, ele acaba "apenas" criando modismos e seguindo os moldes criados pela e para a publicidade.
Concluindo. O design gráfico visa à propaganda pelo consumidor, enquanto a publicidade busca a propaganda pela cultura que rodeia e molda o consumidor. Por isso a publicidade é mais legal. Design é frescura.

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"Marcha soldado
Cabeça de papel
Quem não marchar direito
Vai preso pro quartel"


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