segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Carta para o Dr.P.

Há alguns dias durante uma conversa, um antigo professor*, muito amigo meu, perguntou:
" Mas Pedro, então o que é a vida, o mundo e o amor?!"
Confesso que nunca havia me deparado com tal questões, não de modo real, religioso, filosófico, ou até, por que não, psicocarnal. Então resolvi pensar e falei que o responderia por meio do blog.
Aqui vai.

"Caro Dr. P.,
primeiramente, quero lhe informar que preservarei sua identidade sem qualquer necessidade. Serei direto. Nós, seres humanos, somos seres animados e dotados de características biológicas e físicas. E assim como qualquer organismo, temos uma função específica a qual chamamos de vida.
Por sermos dotados de razões, somos a raça dominante que habita o planeta Terra, e também, por sermos emocionais e necessitarmos de algo para fazer com nossa vida, estabelecemos regras em uma suposta parcimônia e chamamos isso de sociedades. Atualmente, o mundo funciona por meio de um sistema chamado capitalismo, do qual tenho o imenso prazer em participar. O mundo é regido pelo ego, pela fome, pela agressão e pela energia. O sistema, pelas necessidades e desejos.
Uma curiosidade dos seres humanos, é o fato de eles dividirem o tempo em faixas e camadas. Como sabemos, o tempo é infitino, mas pelo fato de a Terra girar em torno do Sol, estes seres dividiram-o em camadas e é muito comum festejar o fim de uma camada em particular, o ano. E só é possível viver neste mundo pelo fato de haver um equilíbrio físico e biológico entre os seres que ele habitam.
É, Dr. P., e quanto ao amor, não há nada que comprove este fenômeno. Mas deixo aqui uma frase, cujo autor desconheço, para que você interprete à sua maneira. Os anjos o chamam de alegria celeste, os demônios o chamam de sofrimento infernal, os seres humanos o chamam de amor."

* Estudei minha vida toda em colégios católicos. Então, os professores eram como Irmãos para mim.
..



Saiba mais sobre o autor que não se responsabiliza pelos textos aqui dispostos.