quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Sobre a arte e as drogas

Provavelmente esta relação comentada a seguir (assim como todas as outras) não seja de fato uma verdade. Porém, é uma relação.

As Drogas Psicotrópicas reagem com o ser humano, provocando basicamente estimulação, depressão e/ou perturbação das funções do Sistema Nervoso. Talvez as drogas, principalmente as psicodislépticas, venham a levar a níveis de introspecção tão altos que o senso artístico torna-se tão sensível a ponto de aflorar a música em sua essência artística. Tomando como base o conceito de arte, que geralmente é entendida como uma atividade humana ligada a manifestações de ordem rítmica e/ou estética, feita a partir de percepção, emoções e idéias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores (A definição de arte varia de acordo com a sociedade e a época). E agora, tomando como base a Maconha, provavelmente a droga não lícita mais usada no planeta. Seus efeitos psíquicos agudos incluem: sensação de bem-estar, acompanhada de calma e tranqüilidade, hilariedade, menor sensação de fadiga, alterações no humor e na percepção espaço-temporal, certo grau de comprometimento do encadeamento lógico das idéias e da coordenação motora e, ainda, uma vontade de se movimentar, em busca de novas sensações.

Concluindo. Se a arte é feita a partir da percepção, da emoção e das idéias. As drogas são estimulantes para um artista assim como os anabolizantes são estimulantes para um atleta. Por isso, sempre que ouvir uma boa música, ver a um bom filme, apreciar a um belo quadro, etc..

Suspeite! Esse cara pode ter usado drogas.


..


"Purple haze all in my brain
Lately things just dont seem the same
Actin funny, but I dont know why
scuse me while I kiss the sky"

Jimmy Hendrix

Saiba mais sobre o autor que não se responsabiliza pelos textos aqui dispostos.