segunda-feira, 30 de março de 2009

Agora

Cá para baixo, reuno minhas reuniões e resumo minha vida.
No dia-a-dia, nos finais de semana e logo mais.
Reunião, Orçamento, Reunião, Contrato, Reunião, Estudo Preliminar, Reunião, Apresentação, Reunião, Aprovação, Reunião, Execução, Reunião, Reunião, Reunião..
Reunião, Família, Reunião, Amigos, Reunião, Amantes, Reunião, Reunião, Reunião..
Reunião, Grupo de ajuda, Reunião, Psiquiatra, Reunião, Médicos, Reunião e Caixão.

A vida é uma longa, inobjetiva e tediosa reunião.
E é por isso que gosto de ficar sozinho.

sexta-feira, 27 de março de 2009

A resposta

Uma vez perguntaram se eu era médico. 
Respondi:
- Só da cabeça doutor.

O fato

O grande problema do mundo é que todo mundo quer ter o direito de ter direitos.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Bom dia-a-dia

Bom dia, motivo de meus sonhos e minha melancolia.
Bom dia, motivo de minha insônia e alegria.
Bom dia, dia!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Pelo amor de Deus

Ser adulto é uma merda. Ainda mais quando, ainda, se é criança.
Ultimamente tenho delegado e exercido funções e traçado planos e objetivos que de fato não condizem com minha real idade mental. Tenho 23 anos, sou nascido no ano de 1985, e ainda tenho o "espírito" muito jovem, sinto muita vontade de muita coisa. Mas não entendo nada. E nada faz sentido. Tenho certeza que se um dia eu virar adulto eu vou ser muito criança.

..

"... Já fiz mais de mil promessas
Rezei tanta oração
Deve ser que eu rezo baixo
Pois meu Deus não ouve não..."

Edu Lobo - Borandá

sexta-feira, 13 de março de 2009

Indústria cultural regional

Ainda na década de 80, os estados do norte eram culturalmente colonizados pelos sons do Caribe e das Guianas, já que eram de lá as únicas frequências de rádio alcançáveis. Estes ritmos, misturados aos sons tradicionais da região, consequentes do período de desenvolvimento social de décadas anteriores, deram origem a sons como o Calipso, o Carimbó e o Brega. Hoje, sofre influência de sons eletrônicos consequentes da inclusão digital, que dão origem ao Techno-Brega e ao Techno-Melody, os ritmos mais tocados na região norte do país. Com letras de amor, provavelmente influenciadas pelo Reggae por ter descendência afro-caribenha, e batidas que soam como uma releitura das piores músicas eletrônicas dos anos 90, eles carregam a sinceridade da indústria cultural de uma região ainda em processo de desenvolvimento, tendo assim a industrialização um papel importantíssimo na identidade musical local. Para se ter noção, o Superpop, um equipamento de som recém trazido dos Estados Unidos pelo valor de cinco milhões de dólares, é o espetáculo que mais atrai público em suas apresentações.
Portanto, estes ritmos; os quais qualquer contemplador da música erudita diria ser o Supra-Sumo da "
regressão de audição¹"; são o que vi de mais original na cultura popular de massa do norte do Brasil. Levando-se em conta o que disse José Wisnik na época dos sambas, da bossa nova e jovem guarda: "O uso mais forte de música no Brasil nunca foi o estético-contemplativo, mas o uso ritual, mágico, o uso interessado da festa popular, o canto-de-trabalho, em suma, a música como um instrumento ambiental articulado com outras práticas sociais, a religião, o trabalho e a festa. Com a urbanização e a industrialização, esse uso ganhou uma amplitude ainda maior na caixa de ressonância das grandes cidades²". Não há porque classificar ou comparar qualitativamente uma música ou um ritmo, ainda mais tendo-se como base culturas tão diferentes, o mais racional seria aprecia-las em seus contextos, livrando-se de um preconceito cultural que concluo ainda ser, mesmo que talvez involuntariamente, primitivo e elitista.

Pós-escrito:
Deixo claro que não me isento da função crítica e também sou tendencioso.


¹ Theodor W. Adorno, Sobre el Caracter Fetichista en la Musica y la Regrésion Del Oído, 1966.
² José M. Wisnik, do Ensaio O Minuto e o Milênio ou Por Favor, Professor, Uma Década De Cada Vez publicado no livro "Sem Receita, 2004".
..

"Veja que beleza,
Tem diversas cores.
Veja que beleza,
Tem vários sabores.
Veja que beleza,
A burrice está na mesa."

Sabor de Burrice - Tom Zé

Neologismo: Teinvejar. Verbo transitório.

Imagino que tua vida seja, apesar de tudo, boa.
Imagino que teus anseios sejam tão sinceros quanto necessários.
Imagino que tua angústia seja breve como teu estreito.
Imagino que tuas expectativas sejam alegres como tuas crianças.
Imagino que teus desejos sejam puros como tua água.
Imagino que tua miséria seja tua maior riqueza.
Imagino que minha inveja seja pela tua sede de viver.
Isso é só o que imagino por ver teu saber.
Por ver este rio que a terra há de beber.

Feliz dia do consumidor

Dia 15 de Março é o Dia do consumidor.
Nós da Associação dos Consumidores do Paraná desejamos parabéns pelas suas conquistas!
Vamos sempre buscar a melhor solução para atender às demandas dos nossos consumidores e tratá-los sempre como se fossem um Rei e uma Rainha para que continuem felizes!

Apoio:
Petrobrás, Shell, Carrefour, The Coca-Cola Company, Pepsico do Brasil, Unilever, Volkswagen, Telemar, Cargill, Ambev, e todos nós participantes do mercado do consumo.

Quem me dera poder morar em minhas estórias

Lá minha cabeça daria as ordens e eu obedeceria.
Lá, não teria ditadura e nem hierarquia.
Lá, só eu ficaria.

terça-feira, 10 de março de 2009

Coisas do Português

Puseram e tiraram o assento da línga.
Que coisa nojenta.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Entre a traição e a tradição

Eis que, na conversa pós-coito, ela pergunta:
- Meu bem, um dia vamos nos casar?
Após um segundo de inércia, ele olha-a nos olhos e, carinhosamente, responde:
- Meu amor, para com isso, todo mundo sabe que casamento é coisa de gay.
Ela, emburrada, vira pro lado e dorme.
Ele, aliviado, vira pro lado e dorme.

domingo, 8 de março de 2009

Feliz dia da mulher proletária

Cada vez mais vemos mulheres assumindo cargos e funções que outrora eram motivo de chacota. Pois bem, hoje, as mulheres correspondem a cerca de 60% da população universitária. Tanto é que, no Brasil, elas correspondem ao maior número de desempregados com maior nível de escolaridade. Cresce também o número de mulheres que assumem a função de pater-famílias e tomam a frente de lideranças políticas.
Que este dia, ainda represente o crescimento da luta operária e do povo, e da crescente presença da mulher nesta luta.
Meus sinceros parabéns a todas as mulheres.
Vocês lésbicas ainda hão de dominar o mundo.

..

O mais legal dos almoços que acontecem no dia da mulher é que as comemorações sempre acabam com todas elas reunidas na pia para o nostálgico e sagrado ritual de lavar a louça.

Jesus the best

Eis que caminhava pela rua quando uma senhora me para e pergunta:
- Qual sua religião? 
Rapidamente, respondo:
- Sou mágico! E a senhora?
Surpresa, porem alegre, ela responde:
- Que bacana, eu sou evangélica. 

..

sexta-feira, 6 de março de 2009

Catecismo, creme dental e Eu

Primeiramente, gostaria de deixar claro que possuo, provavelmente em meu coração, um ímã para mendigos, traficantes e outras cargas negativas.
Enfim, Karatê é um rapaz, de 51 anos, que conheci na rua em Belém. Seu apelido faz jus à glórias passadas. Que fazem jus à seu estado físico e psicológico. Ele, um dia, havia feito parte da Seleção Paraense de Karatê, com ela visitado todo o norte do continente e ganhado diversos títulos. Títulos que hoje são motivo de melancolia, depressão e diversas fugas da realidade. Abusa de substâncias como o álcool, a maconha e a merla (um subproduto da cocaína feito a partir dos restos do refino e misturado a solventes como ácido sulfúrico, querosene e etc. Veja só! Até o tráfico segue "os R´s"! Recicla e reutiliza, só não reduz).
Psicologicamente falando, acredito que o que acontece com Karatê é muito comum em nossa sociedade, principalmente se relacionado a celebridades de curta duração. Alcança-se com facilidade um título de herói sem nenhum preparo psicológico e quando perde-se o título, ou, cai-se no ostracismo, toda nossa psique, que era focada em um objetivo, agora não tem mais direção. Não hão mais anseios e nem expectativas. Não há um impecilho a auto-destruição.


..

"Nasci no dia do medo
Na hora de ter coragem
Fui lançado no degredo
Diplomado em malandragem"
Tom Zé

quarta-feira, 4 de março de 2009

Foram-se os Dias da Rocha Filho

Ontem, uma reunião que parecia-me trágica foi extremamente calma, curta e construtiva. Pelo menos para mim. À partir dela pude refletir um pouco sobre meus anseios profissionais.
O Tapume, idealizado como um coletivo interdisciplinar de colaboração mútua, na qual pensamos ser necessária a convivência diária, hoje passa a se dividir fisicamente. Muitos de nós sentimos com a falta de hierarquia, por atuarmos em áreas corelacionadas e de ideais semelhantes mas diferentes em sua execução. O espaço, em todos seus sentidos, ficou pequeno.
Vejo nessa "crise" uma bela oportunidade de transformar o tapume em um epreendimento real e concreto. São muitas pessoas com talento, idéias e até mesmo ideais semelhantes. Porém, estamos todos muito dispersos. A idéia de unir estas pessoas em sub-grupos espalhados por diversos pontos da cidade é ousada e grandiosa. Digo grandiosa por ver grande potencial em explorar a versatilidade da marca. A qual propõe crescimento intelectual e profissional a todos do grupo.
Espalhar essa marca em seus diversos pontos é tambem uma estratégia de mercado, já que dentro do capitalismo, ter diversos "pontos de venda" ou "franquias" significa status e agrega grande valor a marca.
Ora, pois porque não dividirmos (diferente de separar) a arquitetura, o design, a fotografia e a moda?
As colaborações e interferências continuarão, um pouco mais privadas, mas nunca restritas. E assim quem sabe poderemos construir marcas às quais coexistem e se cruzam.
Vejo isso tudo como um crescimento inesperado e até forçado. Mas como um crescimento.

..

A rua, árvores já não tem mais. E o sorvete, já beira os três reais.

Saiba mais sobre o autor que não se responsabiliza pelos textos aqui dispostos.